top of page

Conheça os 7 melhores benefícios do exercício físico para a saúde.

Atualizado: 23 de jun. de 2020

Não é segredo para ninguém que existem muitos benefícios do exercício físico para a saúde. Afinal, a prática regular de atividade física melhora o sono, o humor e reduz o risco de várias doenças (1).


Da mesma forma, contribui para a melhora da concentração por conta da liberação de endorfinas, o que pode aumentar a sua produtividade no trabalho ou nos estudos.

Então, manter o corpo ativo também é uma forma de manter a mente ativa. Portanto, se você quer conhecer os melhores benefícios do exercício físico para a saúde, continue lendo este artigo.


1. Melhora a saúde dos seus músculos

O primeiro grande impacto da prática de atividade física no nosso organismo ocorre nos músculos e ossos, visto que ela desempenha um papel vital na construção e manutenção desses tecidos.

Quando a prática está associada a uma alimentação saudável, com uma quantidade regulada de proteínas, estes benefícios são potencializados, pois, quando nós nos exercitamos, há uma maior liberação de hormônios na corrente sanguínea.

Tais hormônios aumentam a absorção de aminoácidos no tecido muscular. Dessa forma, eles auxiliam no crescimento e desenvolvimento do tecido, além de prevenir contra possíveis lesões musculares (2).

Assim, a atividade física também é essencial como forma de prevenir a perda muscular, que ocorre naturalmente conforme envelhecemos. É comprovado cientificamente que exercícios regulares podem preservar a força do tecido (3).

Além de todos esses benefícios do exercício físico para a saúde, manter-se ativo ainda pode preservar a sua densidade óssea, sendo uma das prevenções mais eficazes contra o desenvolvimento de osteoporose (4).


2. Aumenta sua energia e disposição

Praticar exercícios físicos regularmente pode ser a solução para as pessoas que se sentem cansadas no final do dia ou para as que apresentam um quadro de fadiga persistente.

Uma quantidade crescente de estudos demonstram que a sensação de fadiga está relacionada a uma vida sedentária (5,6). Assim, a prática regular de exercícios moderados é quase como recarregar as energias do corpo.

Quando ficamos muito tempo na mesma posição, cansamos o nosso organismo, até mesmo chegando a adormecê-lo, o que resulta na sensação de cansaço e fadiga.

Então, para colocar um fim nessa sensação, incluir a prática de exercícios físicos na rotina é essencial: dessa forma os seus dias irão render muito mais.


3. Reduz o risco de doenças crônicas

Os principais benefícios do exercício físico para a saúde estão relacionados à prevenção de várias doenças crônicas e degenerativas. Dentre elas, as mais problemáticas no Brasil são (7):

· Doenças do coração e circulatórias;

· Diabetes tipo 2;

· Hipertensão;

Estudos comprovam que um estilo de vida sedentário é o principal motivo para o aumento da gordura visceral, que se acumula entre os nossos órgãos, em especial, na região do abdômen.

O acúmulo de gordura visceral resulta em uma série de alterações metabólicas no organismo que podem levar ao aumento da resistência insulínica, bem como, uma maior probabilidade de desenvolver doenças cardíacas (8).

Então, a prática de exercícios regulares pode melhorar a resposta insulínica das nossas células (9,10), além de reduzir a pressão sanguínea e aumentar nossa aptidão aeróbica (11,12).


4. Ajuda a combater a ansiedade

Os benefícios do exercício físico para a saúde não se limitam ao bem-estar do corpo: um estilo de vida saudável e ativo também é muito importante para a saúde mental.

Segundo um levantamento realizado pela OMS, o Brasil tem o maior número de pessoas ansiosas no mundo.

Atualmente, 9,3% da nossa população sofre com algum transtorno de ansiedade (13): 18,6 milhões de brasileiros são ansiosos e 12 milhões sofrem com a depressão (14).

Estes transtornos podem gerar consequências muito sérias para a vida dos indivíduos e demandam tratamentos específicos.

Mas a boa notícia é de que o tratamento pode ser complementado com a prática de exercícios físicos. Sabe-se que até mesmo exercícios leves como a caminhada ajudam a reduzir em 26% os riscos de depressão (15).

Isso acontece pois os exercícios físicos estimulam a produção de hormônios associados ao bem-estar e felicidade, aumentando a nossa motivação, disposição e humor (16).


5. Auxilia na perda e manutenção do peso

Um dos benefícios do exercício físico para a saúde mais famosos é a perda de peso, afinal, grande parte das pessoas sempre está atrás de perder alguns quilinhos.

De fato, a prática regular de atividade física é uma das formas mais garantidas de alcançar o resultado almejado, pois ela atua diretamente acelerando o metabolismo e aumentando a queima calórica.

Estudos mostram que fazer exercícios regularmente não acelera o metabolismo apenas durante o treino, mas o mantém a todo vapor mesmo durante os momentos de repouso (17, 18), aumentando a queima calórica ao longo de todo o dia. Na verdade, quanto maior for a intensidade do exercício praticado, maior será a queima calórica ao longo do dia (17).

Da mesma forma, além de impulsionar o metabolismo e a queima calórica, a prática regular de atividade física, combinando exercícios aeróbicos com treinos de resistência, potencializa a queima de gordura e aumenta a massa magra do organismo.

Esta combinação é essencial para atingir o peso ideal e conseguir mantê-lo estável com o passar dos anos (19).


6. Faz bem para o sistema nervoso

Pouca gente conhece os benefícios do exercício físico para a saúde do sistema nervoso, mas a prática de atividade física pode contribuir muito para a função cerebral.

Quando nos exercitamos, liberamos alguns hormônios na corrente sanguínea que estimulam o crescimento de células cerebrais e a formação de novas conexões neurais (20).

Estas conexões são as principais responsáveis pela melhora da memória e aprendizagem.

Pesquisas comprovam que a prática regular de exercícios ativa o crescimento do hipocampo, um efeito muito benéfico especialmente para as pessoas mais velhas, pois atua na melhora a memória e raciocínio, combatendo o desenvolvimento de doenças degenerativas (21,22).


7. Melhora a qualidade do sono

Por fim, um dos grandes benefícios do exercício físico para a saúde é a melhora na qualidade do sono: toda energia gasta durante os treinos, garante que o processo de recuperação no decorrer da noite seja maior (23).

Da mesma forma, o aumento da temperatura corporal durante o exercício melhora a regulação da temperatura na hora de dormir, o que provoca um grande relaxamento e um sono profundo (24).

Então, a prática regular de exercícios físicos é um tratamento muito eficaz para casos de insônia, bem como, para melhorar a qualidade do sono em geral (25).



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page