top of page

Aeróbico antes ou depois da musculação: o que é melhor?


Para sabermos qual é o melhor tempo de fazer aeróbico, precisamos primeiro entender o que é um exercício aeróbico.


os Exercícios Aeróbicos

Muitas pessoas atrelam o exercício aeróbico a corridas. Mas não é tão simples assim. Os exercícios aeróbicos são complexos, recrutam múltiplas articulações e envolvem mais de um grupo muscular. Além de melhorar a coordenação motora, eleva o nível de frequência cardíaca mais rapidamente, permitindo que um treino movimente o corpo todo, em menos tempo e imite movimentos do dia-a-dia.


Mas quando saber se o aeróbico deve ser feito antes ou depois da musculação?


Depende muito do que você busca em seu exercício!


Se você busca aperfeiçoar a sua resistência para práticas esportivas como longas corridas, deverá praticar o aeróbico antes da musculação. Além de estar com o corpo mais descansado, permitirá que você possa realizar as atividades com mais intensidade, em um grau maior. O treinamento de aeróbico constantemente traz benefícios como uma melhora na distribuição de oxigênio no corpo e condicionamento para atividades de maior duração.


Já se você busca aumentar massa muscular, indica-se que seja realizada a musculação antes do aeróbico. Assim como na situação anterior, seu corpo estará mais disposto, e desta forma será possível uma maior dedicação ao treino. Neste caso, se o aeróbico for feito antes, a musculatura estará mais cansada e poderá prejudicar nos ganhos musculares.


Agora, se o seu objetivo for emagrecer rapidamente e definir a musculatura é indicado que você alterne seu treino entre exercícios aeróbicos e de musculação. O método, que é conhecido com circuito, pode ser feito de uma forma mais intensa, possibilitando um grande consumo energético durante a prática, acelerando seu metabolismo pelas próximas 48 horas APÓS o treino.


Na realidade, não existe um consenso 100% estabelecido sobre se devemos ou não realizar exercícios aeróbicos antes ou depois da musculação. O ideal é que você sempre procure profissionais da área antes de fazer um treino que você acha de seja correto. Explique seu objetivo, para que seja planejada uma estratégia para a conquista do seu objetivo, seja ele o crescimento muscular, emagrecimento ou até resistência física.


Porém, muito cuidado com a prática de exercícios aeróbicos. Um exercício desse tipo, mal praticado pode acarretar uma série de problemas. Em alguns casos podem ocorrer perca de massa muscular ou até mesmo acúmulo de gordura.


O motivo desse resultado indesejado dá-se pelo excesso da prática do exercício aumenta a produção de cortisol, fazendo com que a massa muscula seja perdida e deixando o metabolismo ainda mais lento, resultando no acumulo de gordura.


O cortisol em excesso pode causar diversos sintomas, tais como:

• Perda de massa muscular; • Aumento do peso; • Aumento das chances de osteoporose; • Baixo crescimento; • Diminuição da testosterona; • Lapsos de memória; • Aumento da sede e da frequência em urinar; • Diminuição do apetite sexual; • Menstruação irregular.

Então, caso você já esteja enjoado do seu treino ou cansado, e não o praticar corretamente, é válido ter muito cuidado também, pois um exercício mal praticado pode prejudicar o exercício aeróbico feito após o treino.


Portanto, a necessidade de utilizar o aeróbico antes ou depois da musculação vai depender única e exclusivamente do SEU objetivo final.


Vamos te mostrar alguns exercícios aeróbicos, como fazer e quais seus benefícios para você praticar aí na sua casa, também! Fique de olho:


SKATER JUMPS LATERAIS

Em pé, pule para o lado direito. Caia apoiando na perna direita com o joelho esquerdo dobrado à sua frente. O braço esquerdo deve ficar ao seu lado e o direito levantado, com o cotovelo dobrado a 90 graus. Faça do outro lado. Tudo isso é uma repetição. – Ajuda a trabalhar a potência de explosão das pernas.


BURPEE 180

Comece com uma postura de agachamento, com os pés afastados na largura dos ombros. Salte e abaixe, colocando as palmas das mãos no chão. Fique na posição de prancha. Levante-se e vire para o outro lado, repetindo os movimentos anteriores. Tudo isso é uma repetição. - Trabalha ombros, peito, quadríceps, músculos glúteos e isquiotibiais, além de despertar a coordenação motora e consciência corporal.


CORDA IMAGINÁRIA

Comece com o movimento tradicional de pular corda. Mantendo os cotovelos perto das costelas, faça grandes círculos com os dois braços, mantendo a coluna ereta. Em seguida, explore diferentes planos pulando para frente e para trás, bem como saltando para os lados. Melhora a elasticidade dos músculos da parte inferior do corpo, além de aumentar a frequência cardíaca rapidamente. Saltar para a frente e para trás e lateralmente também trabalha as habilidades motoras cognitivas de uma pessoa.


Gostou das dicas? Compartilhe este post em suas redes sociais!

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page