top of page

Como manter a motivação dos treinos em casa?


Nem sempre é fácil manter a motivação nos treinos em casa, pois esse ambiente é repleto de distrações e tentações que podem atrapalhar muito o nosso desempenho durante os exercícios físicos.


Afinal, em casa nós estamos mais suscetíveis a trocar o treino por uma série do Netflix, bem como a passar da hora na cama e focar unicamente nas tarefas domésticas ou do trabalho.


Além disso, é importante considerar os efeitos psicológicos do isolamento social, já que muitas pessoas podem se sentir deprimidas ou ansiosas ao passar tanto tempo dentro de casa.


Ou seja, são tantas dificuldades que é normal as pessoas sentirem falta de motivação nos treinos em casa, então nós separamos 7 dicas que vão te ajudar a manter uma rotina de exercícios na quarentena, confira a seguir:


1º Autoconhecimento

Em primeiro lugar, para que você consiga manter uma rotina de treinos é necessário autoconhecimento. Em outras palavras, é importante que você saiba exatamente quais são as suas razões para treinar.

Afinal, muitas pessoas conhecem os benefícios que a prática de exercícios pode trazer para suas vidas, mas ainda assim não encontram a motivação necessária para sair do sedentarismo e adotar hábitos saudáveis.

Isso acontece porque elas ainda não identificaram a real necessidade de manter uma rotina de treinos, então para elas a prática de exercícios não é uma prioridade e acaba sendo deixada para depois.

Certamente, cada pessoa tem uma motivação diferente para manter os treinos em casa. Por exemplo:

Melhorar a saúde e prevenir doenças;

Conquistar o corpo dos sonhos;

Aumentar o foco durante o trabalho;

Melhorar o humor e combater a ansiedade e depressão;

Aumentar o vigor e a disposição ao longo do dia;

Fortalecer a imunidade e a resistência do organismo.

Dessa forma, é importante que você avalie quais são as suas expectativas com a prática de exercícios físicos e quais são os principais benefícios que você busca para a sua vida.

Assim, será muito mais fácil encontrar a motivação para manter uma rotina de exercícios em casa, pois você perceberá o seu avanço em relação ao objetivo traçado.


2º Estabeleça uma rotina de treinos em casa

Além disso, é fundamental que você determine horários específicos para realizar os treinos em casa, porque o nosso cérebro trabalha baseado em hábitos e repetições.

Ou seja, quanto mais você desempenhar uma atividade, mais o seu cérebro entenderá que ela é importante. Assim, com o passar do tempo, treinar vai se tornar um hábito tão consolidado quanto escovar os dentes pela manhã.

Então, por mais que seja difícil no início, se esforce para manter uma rotina de treinos, pois em pouco tempo se tornará natural e você irá alcançar todos os seus objetivos.


3º Prepare o espaço para treinar

Da mesma forma, é muito importante que você prepare o ambiente para treinar em casa. Não só porque você precisará de espaço para realizar os exercícios, mas porque isso ajudará o seu corpo a entrar no ritmo.

Portanto, é recomendado que você coloque roupas que te garantam conforto e segurança, assim como utilize os sapatos adequados para reduzir os impactos da atividade física.


4º Escolha o tipo de treino que você mais gosta

Também é fundamental encontrar o tipo de exercício que você mais gosta para realizar os treinos em casa. Afinal, ninguém consegue manter a motivação praticando uma atividade física que não é prazerosa.

De fato, existem muitas modalidades de exercícios disponíveis para você praticar. Já que, você pode focar em exercícios cardiorrespiratórios, de força ou de alongamento e flexibilidade.

Então, o recomendado é que você experimente diferentes modalidade até encontrar as que mais se adequam ao seu gosto pessoal e aos seus objetivos com a prática de exercícios.


5º Participe de grupos para manter a motivação

Outra dica fundamental para manter a motivação nos treinos em casa é participar de grupos que estejam alinhados com os seus objetivos. Ainda mais durante esse período de isolamento social.

Pois, quanto mais interagimos com pessoas que possuem as mesmas metas e ideais, mais nos sentimos animados e motivados para correr atrás dos nossos propósitos.

Além disso, participar de um grupo é uma excelente forma de criar uma rede apoio que te manterá focado em conquistar o melhor resultado para a sua vida e saúde.


6º Procure orientação para os treinos em casa

É muito importante contar com uma orientação correta durante os treinos em casa, não só para evitar lesões e acidentes, mas também para alcançar o melhor desempenho durante a atividade física.

Afinal, quanto mais informações e estímulos você receber durante o exercício, mais resultados irá conquistar. Nesse sentido, a Body Gym tem buscado alternativas para te oferecer a melhor orientação mesmo a distância.

Por exemplo, nós criamos um grupo secreto onde compartilhamos treinos e desafios exclusivos para os nossos alunos, bem como dicas de nutrição e hábitos saudáveis.

Além disso, estamos desenvolvendo um aplicativo que entregará ainda mais conteúdo na palma da sua mão. Assim, você poderá acessar os treinos na hora que quiser e terá todo o apoio para atingir o seu máximo potencial.


7º Acompanhe os resultados de perto

Por fim, a dica final para encontrar a motivação para os treinos em casa é acompanhar de perto os resultados, pois enxergar a nossa evolução é a melhor maneira de manter o comprometimento.

Dessa forma, você pode acompanhar os resultados do seu treino através de um registro detalhado da sua condição física e psicológica, levando em consideração os seus principais objetivos com o exercício.

Por exemplo, é interessante que você registre as diferenças que notou nas seguintes áreas:

Variação de peso;

Variação de medidas;

Capacidade cardiorrespiratória;

Energia e vigor durante o dia;

Qualidade do sono e horas dormidas;

Fortalecimento do organismo;

Mudanças no humor;

Episódios de ansiedade e depressão;

Foco durante o trabalho ou estudo.

Além disso, você pode manter um registro fotográfico do seu antes e depois, pois esse recurso garantirá que você se mantenha motivado a conquistar resultados cada vez melhores para o seu corpo e autoestima.


Gostou das dicas? Compartilhe nas suas redes e divida esta informação!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page