top of page

Mitos e verdades sobre a cafeína

Você é daquelas pessoas que o dia só começa depois de uma boa xícara de café? Então o post de hoje é para você. Confira!

O café é o maior símbolo do Brasil, chegou no século XVIII e foi ganhando muito espaço na produção agrícola brasileira, até se tornar o principal produto exportado no século XIX. Além do mais, a economia cafeeira atraiu imigrantes para o Brasil, desenvolveu regiões, formou centros urbanos, bem como uma classe média, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC).


E por essa história longa entre o povo brasileiro e o café, ele (o café) está sempre presente na mesa do brasileiro, seja no café da manhã, no lanche da tarde, na pausa do trabalho ou após o almoço. Até hoje o café brasileiro é um dos mais apresentados nas cafeterias por todo o mundo.


Embora seja extremamente apreciado, existem muitos mitos rondando o café por causa da CAFEÍNA. Vamos ver se são só mitos mesmo?


“A CAFEÍNA TIRA O SONO”

O café é uma bebida que dá uma sensação de ânimo. A cafeína é um estimulante natural e, se consumida com moderação, faz bem à saúde. A substância estimula o cérebro deixando-o em alerta e afastando o cansaço. Após ingerida, a cafeína vai para a corrente sanguínea e, quando chega ao cérebro, ela atua sobre um neurotransmissor chamado adenosina, cuja função é relaxar o cérebro e, em consequência, faz com que nos sintamos cansados. À medida que o dia vai passando, a adenosina cresce e a sensação de cansaço também, por isso, ao fim do dia, dormimos.


Ou seja, não é verdade que a cafeína tira o sono. Tudo vai depender do horário em que você a ingere. Tomar café após uma certa hora pode atrapalhar o sono, já que ela nos ajuda a ficar despertos, pois bloqueia os efeitos da adenosina.

Entretanto, o efeito da cafeína é bastante rápido. Uma xícara de café leva cerca de 20 minutos para chegar à corrente sanguínea e atinge a sua potência em uma hora.


“SOMENTE NO CAFÉ CONTÉM CAFEÍNA”

Isso é um mito. Como falado no tópico anterior, a cafeína é um estimulante natural e pode ser encontrado também em chás e até no chocolate.


“CAFEÍNA EMAGRECE”

NÃO é bem assim: Ingeriu cafeína, emagreceu. A cafeína é um tipo de termogênico, ou seja, ela ajuda a acelerar o metabolismo. Mas tomar uma xícara de café ou chá com um bolo com cobertura de chocolate não faz emagrecer, ou seja, a ingestão da cafeína deve ser associada a hábitos saudáveis para ajuda na queima de calorias.


“CAFEÍNA EM EXCESSO FAZ MAL”

Sim, aliás tudo em excesso faz mal, não é?! Ai você se pergunta: ”Mas qual é a quantidade correta para se ingerir então?” A ingestão considerada moderada de cafeína para um adulto é de 300 a 400 mg por dia. Mas como calcular isso? Veja abaixo:


Para cada 240 ml de bebida:

Café expresso: 240-720 mg.

Café coado: 102-200 mg.

Erva-mate: 65-130 mg.

Bebidas energéticas: 50-160 mg.

Chás prontos: 40-120 mg.

Refrigerantes: 20-40 mg.

Café descafeinado: 3-12 mg.

Bebida de cacau: 2-7 mg.

Achocolatado com leite: 2-7 mg.

28 gramas de chocolate ao leite contêm 1 a 15 mg, enquanto 28 gramas de chocolate escuro têm 5-35 mg.


“A CAFEÍNA VICIA”

MITO. Muitas pessoas dizem ser viciadas em café. Você passaria uma manhã sem tomar café? Se a resposta foi não, será que você é viciado em café? Segundo pesquisas, a cafeína não vicia. Mas se você a ingere diariamente e de repente para de consumi-la, é possível que você sinta dor de cabeça e fadiga. Se for necessário parar de ingerir a cafeína, é melhor fazer isso aos poucos, para não sentir tanto cansaço.


“A CAFEÍNA PROVOCA DOENÇAS CARDÍACAS”

Isso não é verdade. Várias pesquisas mostram que o consumo de cafeína não aumenta o risco de doença cardiovascular e nem os níveis de colesterol. O aumento dos batimentos cardíacos que ela provoca é similar a, por exemplo, subir uma escada. Pessoas hipertensas devem conversar com o seu cardiologista para saberem a quantidade adequada de cafeína que podem ingerir.


“A CAFEÍNA É UM FATOR DE RISCO PARA A OSTEOPOROSE”

Existem estudos que sugerem que a cafeína provoca a perda de cálcio pela urina. Entretanto, outros estudos afirmam que essa perda é mínima. Se consumida moderadamente, a cafeína não altera os níveis de cálcio no organismo, logo ela não é um fator de risco para a osteoporose, se, claro, a quantidade de cálcio ingerida for adequada.


“A CAFEÍNA FAZ MAL À SAÚDE DAS CRIANÇAS”

Assim como os adultos não sofrem nenhum tipo de mal quando consomem cafeína MODERADAMENTE, as crianças também não são afetadas negativamente pela substância. Não há nenhuma relação entre a hiperatividade de crianças e o consumo de cafeína. Mas é claro que altas doses de cafeína podem afetar a excitação das crianças, assim como a nossa.


“CAFEÍNA FAZ BEM À SAÚDE”

VERDADE! Existem estudos que demonstram que a cafeína faz bem à saúde. Um deles foi feito pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, que associou a cafeína à diminuição da mortalidade em casos de diabetes, derrames, infecções e doenças cardiorrespiratórias.


“BEBIDAS DESCAFEÍNADAS NÃO CONTÉM CAFEÍNA NENHUMA”

Não temos garantia se 100% de todas as bebidas descafeinadas, não possuem cafeína. Por isso, experimente, se adeque e evite trocar os produtos descafeinados.


“CAFEÍNA AJUDA A MANTER A CONCENTRAÇÃO”

VERDADE! Por ser um estimulante, a cafeína, em doses moderadas, é recomendada para atletas e estudantes, pois ela ajuda a manter a concentração, a memória, o foco e a velocidade do raciocínio, ou seja, ela melhora as atividades mentais, além de dar energia.


Então, a cafeína traz muitos benefícios para a saúde, especialmente para o fígado, pele e o aparelho digestivo. Aproveite os benefícios dessa substância nos alimentos e bebidas em que ela é encontrada. Mas é no café que ela está mais concentrada. Então, vamos tomar uma xícara de café?

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page