mitos e verdades sobre o ovo

O ovo foi considerado, durante anos, um vilão para a alimentação e foi responsabilizado por aumentar o colesterol no sangue. Porém, em estudos recentes, felizmente, foi reconhecido o ovo como aliado de uma alimentação balanceada e não é capaz de alterar essas taxas.

O ovo é um alimento completo e de baixo custo. É completo porque é uma excelente fontes de nutrientes, como proteínas de alto valor biológico, lipídios, folato, riboflavina, selênio, colina, vitaminas (A, D, E, K e B12) e sais minerais (ferro, fósforo, cálcio, magnésio, sódio, potássio, cloro, iodo, manganês, enxofre, cobre e zinco).


Além de tudo isso, possui substâncias antioxidantes (luteína e zeaxantina). Lipídeos, minerais e vitaminas, estão totalmente na gema. Sendo a clara constituída, em sua maioria, por proteínas. Ou seja, NÃO DESCARTE A GEMA, torna-se um desperdício de nutrientes descartar a gema e consumir somente a clara.


Porém, quem nunca ouviu algum mito relacionado a alimentos, não é?! Hoje vamos falar sobre os mitos e verdades que envolvem o OVO.

OS OVOS AUMENTAM O COLESTEROL?

Isso é um mito. Na verdade, seu consumo ajuda a manter o nível de colesterol regulado e saudável. O excesso de colesterol está relacionado a problemas hereditários ou a ingestão de gorduras saturadas, principalmente a gordura trans, ou seja, o tipo de ovo menos recomendado para se ingerir é o FRITO, tendo em vista a grande quantidade de óleo envolvido em sua preparação.


EXISTE RISCO NO CONSUMO DA GEMA MOLE OU CRUA?

Sim, porém é um risco muito pequeno! Atualmente, os ovos passam por um rigoroso controle de qualidade e o risco de contaminação por SALMONELA, que pode ser problemático para crianças, idosos e imunosuficientes, acaba se tornando bem pequeno. Para evitar, cozinhe bem antes de consumir.


A GEMA É MAIS NUTRITIVA DO QUE A CLARA?

Isso também é verdade. É nesta parte do ovo que se concentra o alto teor de vitaminas A, D e E, que são facilmente absorvidas pelo nosso organismo, além de possuir a substância responsável por controlar os níveis de gordura e de colesterol do nosso corpo: a lectinal. PORÉM a clara também é nutritiva, menos, mas é. Ela possui vitaminas do complexo B e alguns minerais. Então, o conjunto todo é muito nutritivo.


A CLARA DE OVO É BENÉFICA PARA DIETA DOS ATLETAS?

Sim. O pós-treino deve ser feito com alimentos que reponham vitaminas e sais minerais, e a clara do ovo é excelente para isso. Ela é rica em albumina e não possui gorduras, portanto é ESSENCIAL para a recuperação dos músculos. A albumina é uma das principais propriedades que se unem às fibras do seu organismo para que seus músculos cresçam após a atividade física.

A clara possui nove aminoácidos essenciais, tornando-a aliada para o aumento de massa muscular e contribuir na recuperação.

Lembre-se: Não dispense a gema. Ela contém altas quantias de vitamina B12, essenciais na quebra de gordura para a construção muscular.


É PRECISO LAVAR OS OVOS ANTES DE GUARDÁ-LOS?

Mito. Os ovos passam por controle de qualidade, não é preciso lavá-los.

Mas cuidado ao guardar: algumas geladeiras têm local para dispor os ovos na porta, mas este não é o local ideal. Além de ser a parte mais quente do equipamento, eles ficam soltos e qualquer movimento pode fazer a casca rachar, facilitando a entrada de microrganismos. A oscilação da temperatura gera condições perfeitas para a multiplicação de bactérias como a salmonela, que causa intoxicação alimentar e diarreia e pode penetrar no ovo através da casca. Prefira a prateleira debaixo, caso quebre, não cairá sobre outro alimento.

PORÉM não é necessariamente regra o ovo ficar refrigerado. Fora da geladeira, ele dura de 10 a 15 dias.

Faça o teste para saber se ele está bom: coloque-o numa tigela e cubra com água fria. Se ele flutuar, descarte-o. Se afundar, é porque ainda pode ser consumido. Lembre-se de sempre quebrar o ovo em uma tigela antes de adicionar à receita, algumas vezes o teste pode falhar.


Então, vimos neste artigo que o ovo é um ótimo aliado aos cuidados necessários e vitamínicos do nosso corpo. Se consumido da forma e quantidade correta, pode ser um ótimo aliado a dietas e atividades físicas para o crescimento muscular.


Você sabia que esse alimento tão comum tinha tantos benefícios assim? Comenta aqui para a gente e divulgue essa informação nas suas redes sociais para seus amigos!

0 visualização

Copyright © 2020 Body Gym Academia. Todos os direitos reservados.

Criado por Somos Art & Design.

  • Facebook ícone social
  • Instagram
  • YouTube ícone social
  • whatsapp-logo-1