top of page

Qual a melhor hora para treinar?

Você já reparou que a grande maioria das academias têm pessoas durante todo o dia? Existem pessoas que gostam de se exercitar em horários diferentes, mas será que existe um melhor horário para treinar?

São basicamente 3 tipos de atletas que fazem musculação:

· Atletas da manhã: Aqueles que treinam antes de qualquer outra atividade do dia;

· Atletas do dia: Aqueles que treinam pouco antes do almoço, ou no começo da tarde;

· Atletas da noite: Aqueles treinam após o trabalho.

Muitas pessoas acreditam que o horário do treino não influencia muito nos resultados ou nas performances, e a regularidade do treino é o que mais importa.

Porém, a ciência demonstra que as coisas não são tão simples assim, confira!

E qual o melhor horário para treinar?

Um estudo demonstrou que o tecido muscular se baseia no ritmo circadiano (também conhecido como ciclo circadiano), como todo o restante do corpo humano.

Ritmo circadiano designa o período de aproximadamente 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico de quase todos os seres vivos, sendo influenciado principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite.

Apesar da ciência não ter uma resposta para o assunto, as pesquisas revelam que podem ajudar a determinar o melhor horário para treinar. Cada horário tem suas vantagens e desvantagens, e a ciência descobriu algumas características para cada horário, vejamos:

MANHÃ

PRÓS

· NÍVEL DE TESTOSTERONA MAIS ALTO;

· ÁPICE DA DISPOSIÇÃO MENTAL;

· MELHOR FUNCIONAMENTO DA MEMÓRIA.

CONTRAS

· TEMPERATURA CORPORAL MAIS BAIXA

Para quem prefere este horário para treinar têm a vantagem de estar com o corpo totalmente descansado para a prática aeróbica, como correr, pedalar ou nadar.

Isso ajuda a manter o corpo mais ligado e alerta durante todo o dia. O corpo que libera serotonina conhecido como o “hormônio do bem-estar”, logo pela manhã faz com que o atleta se sinta bem e a atividade logo pela manhã ajuda a manter o metabolismo acelerado e o corpo mais ligado durante todo o dia.

Entretanto, durante o dia o corpo pede uma alimentação adequada para que a energia acumulada se transforme em combustível para que o corpo realize exercícios físicos.

Então, antes da atividade física o café da manhã deverá ser leve e ingerido uma hora antes do início do treino, para evitar mal-estar e refluxo gástrico durante a atividade.

Não se esqueça que a refeição do dia anterior, antes de dormir, servirá para te dar energia no dia seguinte. Então, não esqueça de se alimentar direito!

Se seu objetivo for hipertrofia este horário não é recomendado, pois a temperatura corporal ainda está baixa, tendo um menor rendimento do fluxo. Entretanto, é um ponto controverso porque ao mesmo tempo o período da manhã tem o maior nível de testosterona circulando no sangue, já que ele é liberado principalmente durante o sono, e a testosterona é essencial para a hipertrofia.

TARDE

PRÓS

· MAIOR TOLERÂNCIA CONTRA DORES;

· MAIOR NÍVEL DE ADRENALINA E TEMPERATURA MAIS ALTA NO FIM DA TARDE;

· EQUILÍBRIO MÁXIMO DAS FUNÇÕES FÍSICAS E MENTAIS NO FIM DA TARDE.

CONTRAS

· MENOS ENERGIA PERTO DO MEIO-DIA

A maioria das pessoas envolvidas na área dizem que o este período é mais efetivo para hipertrofia e treinos de força, por conta do equilíbrio dos fatores que contribuem para o crescimento muscular: descanso, alimentação, temperatura corporal, etc.

Um dos fatores mais determinantes para um corpo trincado, é a temperatura corporal, que atinge seu ápice no período da tarde. E também acelera o metabolismo e todas as suas reações.

A maior e mais problemática desvantagem deste horário é a disponibilidade. A maioria das pessoas tem compromissos profissionais, acadêmicos ou tarefas do dia-a-dia.

NOITE

PRÓS

· PICO DE COORDENAÇÃO MOTORA E RESISTÊNCIA FÍSICA;

· MELHOR PERFORMANCE DOS PULMÕES;

· ÁPICE DE FLEXIBILIDADE E FORÇA;

· CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO E FOCO DIMINUINDO PROGRESSIVAMENTE.

CONTRAS

· A PARTIR DAS 21H, O CORPO AUMENTA A PRODUÇÃO DE MELATONINA, PREPARANDO-SE PARA DORMIR;

· METABOLISMO COMEÇA A DESACELERAR, TAMBÉM EM PREPARAÇÃO PARA O PERÍODO DE SONO.

Dentre os três horários, este é o menos recomendado se você busca hipertrofia rapidamente e com qualidade, pois neste horário o corpo já está desacelerando e se preparando para dormir e descansar.

Se você está acostumado a treinar neste horário, a diferença será mínima e não prejudicará seu rendimento.

O ideal é não ir treinar muito tarde, para que não prejudique seu sono ou desencadeie distúrbios como insônia e noites mal dormidas, além de se policiar quanto as alimentações pós-treino, para que não cause desconforto para dormir.

qual o melhor horário para você?


Bom, como pudemos observar em cada horário têm suas vantagens e desvantagens. Além disso, os organismos reagem de forma diferente. Assim, não adianta falar que determinado horário é o melhor para se treinar.

O melhor horário, portanto, é aquele que você se adapte melhor. O ideal é criar rotinas de exercícios para dias seguidos e horários específicos, pois dessa forma as chances de se alcançar os resultados desejados!

Por isso, crie e siga sua rotina de treinos, no horário e período que você se adeque melhor!

Gostou do assunto? Comente para nós qual melhor horário para VOCÊ frequentar a academia!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page