top of page

Reabertura de academias: Cuidados e prevenções

Sem dúvida a reabertura de academias é um dos momentos mais esperados pelos amantes do treino, afinal, nada melhor para reduzir os níveis de estresse e ansiedade do que um belo exercício.

No entanto, todo o processo deve ser muito bem coordenado para não colocar a saúde de ninguém em risco, então, a Body Gym tem se organizado para oferecer a todos o melhor serviço na reabertura.

Preparamos este texto para te deixar por dentro de todos os benefícios de praticar exercícios na quarentena. Bem como, para tirar todas as suas dúvidas sobre a reabertura de academias, fica com a gente até o final!


Qual a importância dos exercícios na quarentena?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de exercícios na quarentena como forma das pessoas manterem-se ativas durante o período de isolamento (1).

Outras organizações endossam essa orientação, por exemplo, o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ASCM), que compila em seu site uma série de artigos sobre os benefícios da atividade física na quarentena (2).

Dentre eles, o que mais se destaca é o impacto no sistema imunológico, pois, é provado que as pessoas que praticam exercícios moderados melhoram a sua função imune (3).

Da mesma forma, a prática de exercícios reduz os níveis de estresse e ansiedade, o que também é uma grande contribuição no momento em que estamos vivendo (3).

Por outro lado, estudos demonstram que praticar exercícios na quarentena pode tornar o organismo mais resistente à infecção por COVID-19 e, até mesmo, tornar a recuperação mais rápida (4).

Então, enquanto a reabertura de academias não é uma realidade no estado de São Paulo, a prática de exercícios em casa deve ser estimulada. Já que essa é a forma mais segura de manter nossos organismos ativos.

Pois, a possibilidade de praticar exercícios ao ar livre ainda divide a opinião dos especialistas por conta do alto grau de contágio do COVID-19. Visto que, em ambientes abertos, estaremos expostos à contaminação por aerossol (5).


Procedimentos para a reabertura de academias

A fim de poder receber a todos em segurança após a reabertura de academias, é necessário seguir alguns procedimentos que tornarão o ambiente seguro e adequado para os alunos.

Assim, no estado de São Paulo, o Conselho Regional de Educação Física da 4ª Região (CREF4) sugere algumas normas que visam reduzir o risco de contaminação do COVID-19 dentro das unidades (6).

Tais normas são especialmente importantes durante as primeiras quatro semanas após a reabertura e foram desenvolvidas seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Então, acompanhe a lista completa a seguir:


Limpeza Geral das Unidades

· É essencial disponibilizar recipientes contendo álcool em gel para o uso de todos os alunos e colaboradores;

· É recomendável que a academia pause as atividades, de 1 a 2 vezes por dia, por pelo menos 30 minutos para limpeza geral;

· Também é importante disponibilizar kits de limpeza nas áreas de musculação, para que os alunos possam limpar os equipamentos.


Medidas Operacionais para prevenção

· É necessário medir a temperatura de todas as pessoas que irão entrar na academia;

· Casos de febre alta devem ser imediatamente comunicados;

· Se a entrada for realizada por meio de leitores digitais, é necessário disponibilizar álcool em gel nas catracas;

· Da mesma forma, é necessário limitar a quantidade de pessoas no estabelecimento;

· Ocupação simultânea de 1 pessoa a cada 4m²;

· Nas áreas de exercício, os alunos devem ficar separados por fitas (mínimo de 1,5m de distância);

· Além disso, apenas 50% dos equipamentos de cárdio devem estar disponíveis para uso;

· O bebedouro só deve ser utilizado por alunos que trouxerem garrafas próprias;

· O ar deve ser renovado pelo menos 7 vezes por hora. E os filtros do ar-condicionado devem ser limpos, no mínimo, 1 vez por mês;

· Também é importante que todos os alunos tragam suas próprias toalhas;

· Todos os colaboradores devem estar bem instruídos quanto as medidas de proteção;

· Por fim, não é recomendável que alunos com mais de 60 anos voltem a frequentar a academia.


Reabertura da Body Gym

Dessa forma, enquanto esperamos pela permissão do governo para a reabertura de academias, a Body Gym tem se preparado para oferecer a melhor estrutura para os seus alunos.

Garantindo que todos possam voltar a sua rotina de treino sem que haja qualquer tipo de risco. Então, a nossa equipe desenvolveu uma lista contendo práticas obrigatórias para todos os alunos da unidade:


Práticas obrigatórias de prevenção à contaminação pelo COVID-19

1. Iremos medir a temperatura de todos antes de entrar na academia;

2. É necessário higienizar as mãos antes de tocar no leitor biométrico, ou pedir para que a recepcionista libere a entrada;

3. Aconselhamos que você evite treinar nos horários de pico, dando preferência por horários alternativos;

4. Não estão permitidos os cumprimentos com aperto de mão, abraços e beijos;

5. Pessoas com idade acima de 60 anos não estarão autorizadas a treinar neste período;

6. A sua entrada na Body Gym não será autorizada caso você não traga sua toalha;

7. Recomendamos que você higienize as suas mãos com frequência com água e sabão e/ou álcool em gel;

8. O acesso à Body Gym estará restrito à 1 aluno a cada 2 m², respeite os espaços demarcados com fitas;

9. Não será permitido o consumo de água nos bebedouros, traga a sua garrafa;

10. Toda a nossa equipe utilizará máscaras para proteção individual. Então, sugerimos que os alunos também utilizem.


Mas e enquanto a academia não abre?

Enquanto a reabertura de academias não é uma realidade, a Body Gym tem trabalhado para levar os melhores treinos até a sua casa. Afinal, nós sabemos o quanto a prática de exercícios pode ser benéfica a sua saúde na quarentena.

Então, estamos trabalhando em uma plataforma online onde você terá acesso a todos os nossos treinos, garantindo que possa se exercitar na hora que quiser.

Para ficar por dentro de tudo a respeito da nossa plataforma, fique atento as nossas redes sociais, e se inscreva no nosso canal secreto do Telegram.

Juntos venceremos o COVID-19!


49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page