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Reeducação Alimentar: o que é e os benefícios


A reeducação alimentar é a melhor forma de garantir uma vida saudável e alcançar o corpo dos seus sonhos, pois diferentemente das dietas comuns ela tem um efeito prolongado e contribui para a construção de novos hábitos.

Ou seja, ao invés de restringir os alimentos e a quantidade de calorias por dia, essa prática estimula o planejamento das refeições e a ingestão de alimentos funcionais que contribuam para a saúde do organismo como um todo.

Dessa forma, o equilíbrio nutricional das refeições tem o potencial de prevenir diversas doenças e estimular o metabolismo basal do nosso corpo, potencializando a queima de gordura e a construção de massa magra.

Então, a reeducação alimentar é uma prática fundamental para todos que buscam desenvolver uma vida ativa e saudável, continue lendo este artigo para saber mais.


O que é reeducação alimentar

Basicamente, a reeducação alimentar é uma forma de fazer as pazes com a comida, pois ao invés de criar diversas restrições que causam inúmeras frustrações nas pessoas que fazem dieta, ela cria novos hábitos de consumo.

Em outras palavras, ela nos ensina a reconhecer quais são os alimentos que podem impactar positivamente a nossa saúde, bem como quais são as opções que mais contribuem para alcançar os nossos objetivos.

Dessa forma, essa prática estimula o autoconhecimento e a percepção das reais necessidades do nosso organismo, assim como o impacto positivo ou negativo que determinados alimentos geram na saúde.

Nesse sentido, a reeducação alimentar é um processo intuitivo que nos permite reconhecer as melhores fontes nutricionais para gerar mudanças no nosso corpo.

Da mesma forma, ela nos capacita a reconhecer os alimentos que mais prejudicam a evolução e a saúde do nosso organismo, a fim de adotar estratégias para substituir tais alimentos por opções mais funcionais.


Quais são os benefícios da reeducação alimentar

Sem dúvida, a construção de novos hábitos e padrões de consumo é a melhor forma de gerar mudanças físicas e psicológicas duradouras, que contribuam ativamente para o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

Pois, o nosso cérebro opera com base em padrões pré-estabelecidos, ou seja, ele nos condiciona a realizar as mesmas atividades diariamente segundo a rotina que estabelecemos ao longo da vida.

Por exemplo, todos nós realizamos um pequeno ritual ao acordar que, geralmente, inclui levantar, escovar os dentes, preparar um café e checar as novidades nas redes sociais.

Basicamente, qualquer alteração nesse ritual matinal pode nos gerar profundo desconforto e impactar o rendimento do nosso dia. Da mesma forma, a nossa alimentação é condicionada de acordo com os hábitos que desenvolvemos.

Portanto, a reeducação alimentar é uma ferramenta poderosa para adequar nossos hábitos alimentares de acordo com a melhor estratégia para emagrecer, ganhar massa magra ou aperfeiçoar nosso condicionamento físico.

Além disso, ela desempenha um importante papel na melhora do sistema imunológico, na prevenção de doenças crônicas e no aumento da disposição e energia ao longo do dia.


Melhores dicas para colocar em prática

A mudança de hábitos é uma estratégia poderosa, porém não é um processo fácil de ser implementado, pois estamos condicionados a repetir os mesmos padrões ao longo da vida.

Então, a construção de novos hábitos demanda força de vontade e deve ser realizada de maneira constante. Em outras palavras, você precisa dar início ao processo e se comprometer a chegar até o fim.

Segundo pesquisas, para consolidarmos um novo hábito é necessário colocá-lo em prática por pelo menos 21 dias sem interrupção. Além disso, o recomendado é ir com calma e não tentar realizar mudanças muito drásticas.

Dessa forma, nós listamos as principais mudanças da reeducação alimentar que você deve colocar em prática para começar a construir um padrão de consumo mais saudável para o seu organismo. Acompanhe a seguir:


1- Reeduque o seu paladar

Em primeiro lugar, será necessário reeducar o paladar, pois estamos acostumados a consumir alimentos ricos em açúcar, sódio e gordura que não fazem bem para o nosso organismo.

Diante disso, é importante reduzir o consumo de alimentos industrializados e acrescentar opções como frutas, verduras, legumes e oleaginosas que contribuem para a saciedade e a regulação do metabolismo.

Nessa etapa o mais importante é não restringir drasticamente as calorias a serem ingeridas por dia, pois é fundamental que você experimente novos sabores e texturas para incluir na sua alimentação diária.

Semelhantemente, durante a reeducação alimentar é importante que você utilize diferentes temperos e especiarias naturais para preparar os seus pratos.

Afinal, para que você consiga manter os novos padrões de consumo é necessário ter prazer durante as suas refeições. Esse é o principal diferencial entre a construção de hábitos alimentares e a dieta.


2- Beba muita água

Também é muito importante ingerir bastante água durante a reeducação alimentar, pois muitas vezes nós confundimos a sede com a fome e acabamos consumindo mais alimentos do que seria necessário ao longo do dia.

Além disso, uma alta ingestão de água contribui para manter as nossas células bem hidratadas e facilita a eliminação de toxinas que podem fazem muito mal para a saúde do nosso organismo.

Dessa forma, o recomendado é ingerir entre 1,5 e 2 litros de água por dia, porém quem ainda não está acostumado a consumir toda essa quantidade de água pode optar pelas seguintes opções:

· Água aromatizada com limão e gengibre;

· Chás sem açúcar;

· Sucos naturais sem açúcar.


3- Planeje e registre as suas refeições

Por fim, um hábito fundamental que você deve colocar em prática na reeducação alimentar é o planejamento e o registro das suas refeições, pois isso te ajudará a compreender os seus padrões de consumo.

Assim, você poderá identificar quais refeições não contribuem para alcançar os resultados que você espera, bem como quais alimentos você pode incluir para turbinar o seu metabolismo e garantir uma melhor qualidade de vida.

Além disso, planejar o seu cardápio semanal é uma excelente maneira de se manter focado na sua mudança de hábitos, dessa forma você correrá um risco muito menor ceder a tentação e voltar aos seus hábitos antigos.


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